Alunos do 2º Exatas realizam Festival de Cores com Extrato de Repolho Roxo

Com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre a temática dos Alimentos, os alunos do 2º Ano do Ensino Médio com Itinerário Formativo em Ciências Exatas e Engenharias puderam produzir um indicador ácido-base natural a partir do repolho roxo.

Por intermédio de uma aula prática investigativa no Laboratório de Química sob a orientação da professora Flavia Cotrim, os alunos bateram algumas folhas desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador e filtraram para obter o extrato indicador de pH.

Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor, informando se o meio está ácido, básico ou neutro.

As Antocianinas são pigmentos vegetais que funcionam como indicadores ácido-base naturais e estão presentes em frutas, verduras, folhas e flores bem coloridas.

Alguns exemplos são a beterraba, jabuticaba, uva, amoras e repolho roxo.

Através deste experimento, realizado no componente de Laboratório de Processos Criativos, ministrado pelas professoras Flavia Cotrim e Geici Ribeiro, os alunos puderam extrair as antocianinas do repolho roxo e observar o espetáculo de cores produzidas à medida que o pH do meio era alterado através da mistura com alguns produtos que usamos no dia a dia.

Foi possível produzir uma escala de pH e classificar as substâncias com base nas cores obtidas: Vermelho = ácido, Roxo=neutro e Verde = básico.

Segundo o coordenador João Otavio Furtado a combinação de todos esses fatores levaram os alunos a se tornarem protagonistas na construção do seu conhecimento no processo de ensino/aprendizagem.


Veja as fotos