Etec cria laboratórios para ministrar aulas remotas

Desde que as aulas presenciais foram suspensas devido a pandemia do novo coronavírus, a Etec Professor Armando José Farinazzo, em Fernandópolis, retomou as atividades docentes no último dia 22 de abril, com aulas de forma remota, por meio da ferramenta TEAMS, desenvolvida pela Microsoft.

O assessor de direção, Leandro Uliana explica que as aulas teóricas estão sendo administradas normalmente por meio de vídeos e que a maior dificuldade encontrada pelos alunos até agora tem sido durante as atividades práticas já que a maioria dos alunos não tem acesso às mesmas ferramentas usadas pelo sistema de transmissão de conteúdo em audiovisual. “Muitos não têm computadores que suportam CorelDraw, NetBeans, Delphi e Photoshop que são programas pesados. Eles não têm esses programas instalados na casa deles”, explicou.

Leandro disse que para atender essa dificuldade encontrada pelos alunos, a Etec preparou laboratórios para que eles possam acompanhar as aulas de forma remota. Segundo ele, por meio dessa adequação, os alunos poderão acessar o conteúdo didático sem a necessidade de instalar programas no computador, podendo ser acessado inclusive, pelo celular conectado ao sinal de internet de fixa ou móvel. “A princípio, preparamos dois laboratórios e deixamos a disposição dos alunos de forma remota. É uma conexão de área de trabalho remota. Então, usando o celular ou notebook, eles conseguem fazer aula normal usando o programa Photoshop ou CorelDraw porque o programa estará rodando dentro da escola”, acrescentou.

O processo foi idealizado pelo auxiliar docente, Paulo Fachin, sob orientação da coordenadora Josilene Franco. Com a adequação, o aluno pode utilizar o sistema no computador ou celular nas aulas práticas sem a necessidade dos programas “Dessa forma os alunos na verdade, estão utilizando o laboratório de informática sem estar no ambiente, na sua própria residência”, explicou Fachin.

O período de suspensão foi decretado pelo Governo do Estado como antecipação do recesso para os alunos, antes previsto para os meses de abril, julho e outubro. Para, é muito importante que os alunos façam as aulas online, até o retorno das atividades educacionais presenciais previsto para o segundo semestre deste ano. “No ensino por acesso remoto, que se faz necessário neste momento, por causa da pandemia, é de suma importância que compreendamos que mais do que nunca todos os envolvidos têm uma gama enorme de responsabilidade. Os professores se esmeram em preparar o material e uma aula atrativa e aos alunos cabe a autodisciplina de acompanhar as aulas, fazer as tarefas, e mais que isso, é muito importante que falem com os seus professores sobre suas dúvidas ou dificuldades, pois os eles estão sempre atentos e à disposição dos alunos”, destacou a diretora, Valdete Magalhães.

Durante o recesso, a Etec continuou os trabalhos remotamente com reuniões de gestão, grupos de estudos e capacitações, tudo conforme orientações do Centro Paula Souza, mas, sempre levando em consideração, a necessidade de isolamento social para conter a propagação do vírus.

Sobre o êxito no compartilhamento do conteúdo pedagógico por meio dos laboratórios, Valdete Magalhães destaca o suporte do Núcleo Regional Pedagógico do Centro Paula Souza sob a supervisão de Geraldo José Sant’Anna. Ela disse que esse apoio está sendo fundamental para que tais atividades fluam com muito sucesso, fazendo com que toda a equipe esteja bem alinhada e coesa. Matéria publicada pelo Jornal Cidadão no dia 27 de maio de 2020 https://www.cidadaonet.com.br/noticia/etec-cria-laboratorios-para-ministrar-aulas-remotas