Açúcar e Álcool

AA

O Técnico em Açúcar e Álcool é o profissional que atua como elemento de ligação entre o Químico ou Engenheiro Químico e os operadores de produção das usinas sucroalcooleiras. Basicamente trabalha no controle e na supervisão dos processos tecnológicos da produção de álcool, açúcar e subprodutos. Ele efetua análise físico-química de amostras de matéria – prima e produtos nas etapas dos processos de industrialização da cana-de-açúcar fazem o controle de qualidade dos processos, aplica as normas internacionais e nacionais seguidas pela empresa, respeita os padrões de higiene e segurança no trabalho e preservação ambiental, além de coordenar programas e procedimentos de segurança e análise de riscos nos processos industriais. O técnico em açúcar e álcool pode atuar em usinas de açúcar e álcool, destilarias de álcool, cervejarias, empresas distribuidoras de combustíveis, laboratório de pesquisas, indústrias químicas, afins. As áreas mais promissoras são sucroalcooleiras. O curso Técnico em Açúcar e Álcool na Etec de Fernandópolis tem duração de 2 anos, divididos em quatro módulos de 500 horas aula por módulo. O mercado de trabalho há uma perspectiva de crescimento do setor a médio e longo prazo nos próximos anos, lembrando que a profissão é reconhecida e fiscalizada pelo Conselho Regional de Química, que se divide em regiões e emite uma carteira profissional para o Técnico em Açúcar e Álcool.

Coordenador: Tais Batista Marino
Email: tais.marino01@etec.sp.gov.br


Administração

ADM

A área da Administração está inserida em todos os tipos de atividades empresariais e em qualquer tipo de empresa (hospitalar, serviço, comércio, indústria, entre outras).O Curso Técnico em Administração é uma das áreas em que mais surgem oportunidades de vagas para estágio extracurricular direto em empresas. O curso Técnico em Administração incentiva as pessoas a tornarem-se empreendedoras, enfrentando desafios e criando novas perspectivas para o seu futuro . É o Curso Técnico em que o aluno desenvolve competências relacionadas à gestão nas diversas áreas da empresa, mediante pesquisa, análise, avaliação de indicadores e fornecimento de informações para tomada de decisões, com proposição de alternativas de mudanças e melhorias de processos que conduzam a um desenvolvimento empresarial sustentável. Cuida de todas as operações de uma organização, desde a estruturação de seus recursos humanos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado. O administrador auxilia na definição, análise e cumprimento de metas da organização. Conduz as relações entre empresa e empregados, desenvolvendo e implementando planos de carreira e programas de benefícios. Coordena a compra de matérias-primas e insumos, controlando sua estocagem, qualidade e reposição. Cuida, também, dos custos e orçamentos de fluxo de caixa. Desenvolve ações de marketing, promovendo a venda dos produtos ou serviços da organização.

Coordenador: Sede: Fatima Peres Silva | General Salgado: Danubia Aparecida Bordignoni Ferreira | Meridiano: Josilene Franco Pacheco
Email: fatima.silva16@etec.sp.gov.br | danubia.bordignoni@etec.sp.gov.br | josilene.franco@etec.sp.gov.br


Administração Integrado ao Ensino Médio

ADM Integrado

O Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio é o profissional que adota postura ética na execução da rotina administrativa, na elaboração do planejamento da produção e materiais, recursos humanos, financeiros e mercadológicos. Realiza atividades de controles e auxilia nos processos de direção utilizando ferramentas da informática básica. Fomenta ideias e práticas empreendedoras. Desempenha suas atividades observando as normas de segurança, saúde e higiene do trabalho, bem como as de preservação ambiental.

Coordenador: Eder Junio da Silva
Email: eder.silva137@etec.sp.gov.br


Agronegócio

AGRO

O Técnico em Agronegócio é um profissional que planeja e auxilia na organização e controle das atividades de gestão do campo, aplicando técnicas de gestão e de comercialização que visam ao aumento da eficiência do mercado agrícola e agroindustrial tendo total domínio das cadeias produtivas do setor, sendo ela animal ou vegetal. Mas sua atuação não se limita aos processos internos da propriedade rural, podendo também trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Além disso, é um profissional consciente de seu valor e importância para a sociedade brasileira.

Coordenador: Melvin Jones: Fellipe Ricardo de Paula
Email: fellipe.paula@etec.sp.gov.br


Contabilidade

CONT

O TÉCNICO EM CONTABILIDADE é o profissional que desempenha tarefas relativas à contabilidade e auxilia a administração das entidades. Analisa a documentação contábil e elabora o plano de contas. Organiza, controla e arquiva documentos relativos à atividade contábil e prepara as conciliações contábeis. Registra as operações de débito e crédito da empresa, ordenando os movimentos de partidas simples e dobradas. Prepara a documentação, apura haveres, direitos e obrigações legais. Constitui e regulariza empresas, examina e classifica documentos fiscais e parafiscais. Auxilia no atendimento à fiscalização e precede a consultoria empresarial. Executa a contabilidade geral, operacionaliza a contabilidade de custos, efetua contabilidade gerencial e realiza controle patrimonial. Trabalha em escritórios de contabilidade, em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços e em órgãos governamentais.

Coordenador: Maurício Flávio Canada
Email: mauricio.canada@etec.sp.gov.br


Desenvolvimento de Sistemas

DS

O curso de TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS tem como objetivos capacitar o aluno para: aplicar os fundamentos da computação e da tecnologia de informação de forma a situar os conhecimentos adquiridos durante o curso em um contexto mais amplo; utilizar sistemas operacionais e softwares no apoio ao desenvolvimento de sistemas; empregar fundamentos de redes de computadores e Internet aplicados ao desenvolvimento de sistemas; utilizar lógica de programação e algoritmos na construção de software; utilizar ambientes de desenvolvimento para codificar e depurar programas; efetuar testes de qualidade de software e sistemas; analisar, projetar e documentar sistemas de informação que atendam aos requisitos do negócio; projetar, implementar e utilizar bancos de dados no desenvolvimento de sistemas; utilizar os fundamentos da segurança da informação de forma a permitir a identificação de ameaças e o comportamento preventivo; desenvolver ideias criativas e inovadoras na resolução de problemas computacionais; comunicar-se com eficiência na área profissional, com a utilização da terminologia técnica e/ ou científica e de acordo com os gêneros textuais e modelos convencionados (documentação e redação técnica).

Coordenador: Antonio Fiamenghi Neto
Email: antonio.fiamenghi@etec.sp.gov.br


Ensino Médio

EM

Na Etec de Fernandópolis, as manhãs ganham o brilho e a energia contagiante dos jovens alunos do Ensino Médio. A fim de preparar o aluno para exercer ativa e solidariamente a sua cidadania, dar prosseguimento a seus estudos em diferentes níveis e atuar no mundo do trabalho, a equipe de professores do Ensino Médio prima sempre por manter um ambiente familiar e agradável a seus alunos. No Ensino Médio da Etec de Fernandópolis, objetiva-se que o resultado de um trabalho pedagógico sério, contextualizado e transdisciplinar, seja atingir índices elevados em exames como o Enem, revelando que o aluno é capaz de: * Dominar basicamente a norma culta da língua portuguesa e saber usar as diferentes linguagens para se expressar e se comunicar; * Construir e aplicar conceitos das diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar e compreender a realidade; * Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, trabalhando-os contextualizadamente para enfrentar situações-problema e tomar decisões; * Organizar informações e conhecimentos disponíveis de forma a argumentar consistentemente; Recorrer a conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade.

Coordenador: Angela Battaglia
Email: angela.nogueira01@etec.sp.gov.br


Ensino Médio - Exatas

EM Exatas

PRINCIPAIS DIFERENÇAS NA MATRIZ CURRICULAR E PLANO DE CURSO: > MAIOR CARGA HORÁRIA NOS COMPONENTES CURRICULARES DA ÁREA DE EXATAS > PROJETOS VOLTADOS PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS (Projetos Interdisciplinares, relacionados à pesquisa, planejamento e solução de problemas, com foco nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Matemática, Física e Química) > NA 1ª SÉRIE NÃO TEM AULAS DE BIOLOGIA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA > NA 3ª SÉRIE NÃO TEM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FÍSICA E QUÍMICA

Coordenador: Angela Battaglia
Email: angela.nogueira01@etec.sp.gov.br


Gestão de Projetos - Especialização (EaD - On-line)

GP-EAD

O curso de Gestão de Projetos - Especialização (EaD - On-line) tem como objetivo capacitar o egresso para agir na concepção, na metodologia e na execução de projetos nas mais diversas áreas de atuação, de modo a possibilitar a compreensão do papel e o processo de gerenciamento de projetos dentro das organizações.

Coordenador: Paloma de Fátima Polizeli
Email: paloma.polizeli01@etec.sp.gov.br


Guia de Turismo - (EaD - On-line)

GT

O Técnico em Guia de Turismo orienta, assiste e conduz pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros interesses do turista. Apresenta ao visitante opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e, quando for o caso, concebe-o considerando as expectativas ou necessidades do visitante, tanto no âmbito regional e/ ou nacional. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.

Coordenador: Paloma de Fátima Polizeli
Email: paloma.polizeli01@etec.sp.gov.br


Informática

INFO

O TÉCNICO EM INFORMÁTICA é o profissional que desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados. MERCADO DE TRABALHO Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que demandam sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores; indústrias em geral; comércio; empresas de prestação de serviços e empresas de tecnologia da informação; como autônomo em consultoria, treinamento e desenvolvimento de softwares.

Coordenador: Antonio Fiamenghi Neto
Email: antonio.neto159@etec.sp.gov.br


Informática para Internet

INFONET

O Curso de Técnico em Informática para Internet tem como objetivo atender a crescente demanda por profissionais qualificados para o desenvolvimento de sistemas para Internet, habilitando o profissional a projetar desde a interface até a configuração do ambiente para disponibilização dos sistemas. Contempla desde os conceitos fundamentais até o estudo aprofundado das diferentes tecnologias de desenvolvimento de softwares, sistemas operacionais, redes de computadores, banco de dados, interfaces gráficas, web design, além de outras tecnologias.

Coordenador: Antônio Fiamenghi Neto
Email: antonio.neto159@etec.sp.gov.br


Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

INFONET Integrado

O Técnico em Informática para Internet Integrado é o profissional que desenvolve programas de computador para Internet seguindo as especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação. Interpreta e utiliza códigos de linguagem científica e matemática pertinentes a diversos contextos e situações; identifica e usa fontes e documentos específicos para a obtenção das informações desejadas. Utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas para construir soluções que auxiliam no processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos preocupando-se com a eficiência e qualidade de seus registros e com as formas e conteúdos de suas comunicações, reconhecendo e respeitando os limites éticos e morais que devem ser considerados na condução do desenvolvimento científico e tecnológico. Desenvolve e realiza a manutenção de sites e portais na Internet e Intranet selecionando estilos e formas de comunicar-se ou expressar-se adequados a cada situação. Utiliza categorias e procedimentos próprios do discurso científico, artístico e digital ao organizar conhecimentos e articulá-los, partilhando saberes e responsabilidades com autonomia e criatividade.

Coordenador: Antônio Fiamenghi Neto | Angela Battaglia
Email: antonio.neto159@etec.sp.gov.br | angela.nogueira01@etec.sp.gov.br


Logística

LOG

O Técnico em Logística é o profissional que colabora na gestão dos processos de planejamento, operação e controle de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de estoques, de movimentação, de expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, e executa as mesmas funções utilizando tecnologia da informação. Identifica metodologias, sistemas, procedimentos e equipamentos e estabelece critérios para seleção e utilização adequadas. Presta atendimento aos clientes. Elabora e interpreta tabelas, gráficos e mapas. Implementa os procedimentos de controle de custos, qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico. Atua de forma cooperativa e solidária, segundo princípios éticos e cidadãos.

Coordenador: Estrela d'Oeste : Lucas Paschoalinoto
Email: lucas.paschoalinoto@etec.sp.gov.br


Manutenção de Máquinas Pesadas

MMP

É o profissional que planeja, controla e executa atividades relativas à manutenção de máquinas pesadas automotoras sobre pneus e esteiras. Realiza atividades de inspeção, atualização tecnológica, elaboração de planos de manutenção e projetos. Planeja, aplica e controla procedimentos de desmontagem, montagem, lubrificação e ensaios. Executa a instalação de acessórios e equipamentos em máquinas pesadas. Interpreta desenhos técnicos. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais e técnicas para reparos em máquinas e equipamentos pesados.

Coordenador: Joel Gouveia Baptista
Email: joel.baptista@etec.sp.gov.br


Mecanização Agrícola

MEC

O TÉCNICO EM MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA é o profissional que executa o planejamento e o uso sistêmico de máquinas (veículos agrícolas), implementos, equipamentos (sistemas de controle) e frota automotiva, bem como participa da elaboração e da execução de seus planos de manutenção e operação. Atua no monitoramento de desempenho operacional e no gerenciamento de operações agrícolas mecanizadas, bem como na logística de colheita e transporte da produção. Atua na execução dos processos de produção. Atua na assistência técnica e comercialização de máquinas e implementos agrícolas. Cumpre normas e procedimentos de segurança no trabalho, de trânsito e movimentação de cargas e preservação ambiental. Elabora documentação técnica.

Coordenador: Glaucia Luciane Cham
Email: glaucia.paula@etec.sp.gov.br


Química Integrado ao Ensino Médio

QUIM Integrado

O Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio planeja, coordena e executa amostragem, análises físico-químicas e microbiológicas. Atua no planejamento, coordenação, operação dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Realiza venda e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Realiza todas as suas atividades em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e as boas práticas de manufatura, de laboratório, de segurança e ambientais.

Coordenador: Angela Aparecida Battaglia Nogueira
Email: angela.nogueira01@etec.sp.gov.br


Recursos Humanos

RH

O Técnico em Recursos Humanos é o profissional que executa rotinas administrativas de pessoal com base na Legislação Trabalhista e Previdenciária. Auxilia no controle e avaliação de subsistemas de gerenciamento e contribui para a implementação das estratégias organizacionais. Administra pessoal, promove ações de treinamento, identifica e sugere plano de benefícios. Descreve e classifica postos de trabalho, aplica questionários e processa informações acerca dos trabalhadores. Atua nos processos de recrutamento, seleção e integração, assessora as relações de trabalho e sistemas de avaliação de desempenho. Presta serviços de comunicação oral e escrita, liderança, motivação, formação de equipes e desenvolvimento de pessoal com empenho no crescimento simultâneo, individual e do grupo de forma ética. Realiza ações empreendedoras e em processos de orientação sobre a importância da segurança no trabalho e da saúde ocupacional.

Coordenador: Maurício Flávio Canada
Email: mauricio.canada@etec.sp.gov.br


Secretariado

SEC

O curso propicia condições para que os alunos desenvolvam as competências necessárias do Secretariado, definidas a partir da análise do processo de trabalho desse segmento, envolvendo gestão empresarial, excelência no atendimento a clientes internos e externos, processos administrativos, gerenciamento da informação e organização de eventos. O Técnico em Secretariado atua em empresas nacionais e multinacionais, em diferentes segmentos da economia, assessorando setores e pessoas visando atender aos objetivos e estratégias da organização. O profissional em Secretariado deverá desenvolver as seguintes habilidades: planejamento, organização e direção de serviços de secretaria; assistência e assessoramento direto a executivos; coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas; redação de textos profissionais especializados, interpretação e sintetização de textos e documentos, inclusive em idioma estrangeiro; versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa; registro e distribuição de expediente e outras tarefas correlatas; orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento à chefia, além de conhecimentos protocolares.

Coordenador: Paloma de Fatima Polizeli
Email: paloma.polizeli01@etec.sp.gov.br


Segurança do Trabalho

ST

O TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO é o profissional que atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com a Legislação Brasileira, Normas Regulamentadoras e princípios de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Desenvolve ações educativas na área de Saúde e Segurança do Trabalho. Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPI e EPC. Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Avalia e executa diversos programas de prevenção em SST, inclusive PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

Coordenador: Indiara Joice Tarquete de Castro
Email: indiara.castro01@etec.sp.gov.br


Serviços Jurídicos

JUR

O TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS é o profissional que executa serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como cumpre as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos. Presta atendimento ao público.

Coordenador: Eder Junio da Silva
Email: eder.silva137@etec.sp.gov.br


Serviços Jurídicos Integrado ao Ensino Médio

JUR Intregrado

O Técnico em Serviços Jurídicos Integrado ao Ensino Médio é o profissional que executa serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como cumpre as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos. Presta atendimento ao público.

Coordenador: Eder Junio da Silva
Email: eder.silva137@etec.sp.gov.br



Cursos Inativos

Cursos sem turmas em andamento

Agrimensura

AGRI

O Técnico em Agrimensura é o profissional que, utilizando tecnologias espaciais e de geoprocessamento, coleta, processa, analisa e gerencia dados de campo; planeja trabalhos em geomática, executa levantamentos topográficos em geral e georreferenciados de imóveis rurais e urbanos, o cadastramento multifinalitário e representa graficamente aspectos naturais e artificiais. Avalia terras; realiza cálculos de volumes de corte e aterro; efetua locação de obras rurais e urbanas, civis, industriais, de transportes, de drenagem, de saneamento, de mineração e meio ambiente. Acompanha e fiscaliza projetos; realiza o levantamento “as built”, opera softwares de automação topográfica, GNSS (Global Navigation Satellite System) e GIS (Sistema de Informações Geográficas).

Coordenador: Direção
Email: e138dir@cps.sp.gov.br


Comércio

COM

O Técnico em Comércio é o profissional que aplica métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado e atendendo às diretrizes organizacionais. Comunica previsões e demandas aos fornecedores. Efetua controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a sua armazenagem no estabelecimento comercial. Operacionaliza planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização. O profissional atua na contribuição com o planejamento e as ações de venda de produtos/serviços, organização de processos e fluxos da empresa, auxilio no gerenciamento do relacionamento da empresa com o mercado e contribuição nos processos ligados à comercialização de acordo com as diretrizes organizacionais.

Coordenador: Direção
Email: e138dir@cps.sp.gov.br


Marketing

MKT

O Técnico em Marketing tem por princípio básico, o estudo do mercado nas suas diferentes perspectivas, incluindo a observação de tendências. Este profissional é uma ponte de ligação entre os bens ou serviços de uma empresa e os consumidores, tendo como premissa básica a adequação e aproximação dos produtos/serviços às preferências dos consumidores ou utilizadores, inclusive realizando estudos de mercado, efetuando a caracterização do cliente/consumidor alvo, sendo parte integrante da estratégia de comunicação da própria empresa quer com clientes ou fornecedores; inclusive analisando produtos, preços e vendas da concorrência.

Coordenador: Direção
Email: e138dir@cps.sp.gov.br